Alteração de Característica de Veículo

Como fazer Alteração de Característica de Veículo

Muitos aproveitam esta época do ano para resolver as coisas pendentes do ano todo, como regularizar situação de veículo. Você está nesta situação? Precisa regularizar seu veículo ou fazer
alteração de características e não sabe como fazer? Saiba como alterar a característica do veiculo no Detran e os documentos necessários.

alteracao-caracteristica-veiculo

Para qualquer tipo de
alteração de característica do veículo em relação às suas características originais de fábrica no que se refere à cor, ao combustível, entre outras características. Para isto é necessário emitir um novo Certificado de Registro de Veículos (CRV). Segundo o artigo 123 do Código de Trânsito Brasileiro será obrigada a expedição de um novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) quando for alterada qualquer característica do veículo.

Para fazer esta alteração de característica é necessário autorização do DETRAN antes da realização das mudanças pretendidas e alguns documentos que são: cópia do certificado do Registro de veículo (CRV) cópia do documento de identificação pessoal, nota fiscal do carro (no caso dos veículos 0 km), no caso de veículo de pessoa jurídica, cópia do Contrato Social e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e formulário de solicitação de modificação de veículos em duas vias. Tida esta documentação deverá ser entregue pelo condutor em uma sede da unidade de trânsito de registro de veículo.

As modificações nas características do veículo são somente permitidas àquelas relacionadas às portarias e resoluções presentes nas Portarias 1100/11 e 85/12 DENATRAM e pela resolução 292/319 CONTRAN. Segundo normas do DENATRAN estabelece algumas características que podem ser modificadas como capota em carroceria de veículos que pode ser uma capota removível ou capota fica. Já a norma do CONTRAN que fala de outras características como adaptação de eixo em caminhão, etc.

Em São Paulo, esta parte burocrática de mudar as características dos veículos pode ser feitas em unidades Armênia, Aricanduva ou Interlagos. O procedimento para fazer as alterações das características são as seguintes: levar o veículo para vistoria prévia, depois, dirige-se ao banco para efetuar pagamento de taxa de vistoria; outra vistoria chamada de ofício e da guia de pagamento das taxas; vistoria para solicitação do oficio e da guia para pagamento da taxa; sala de entrega de documentos para receber a autorização de mudanças de características; ir à oficina para executar os serviços; e depois se passa por outra vistoria e finaliza com uma sala de auditoria para conclusão do processo e recebimento dos documentos e depois é concluído o processo. Por isso querendo sanar suas dúvidas procure a unidade do DETRAN mais próxima.

1 Comentário em “Alteração de Característica de Veículo

  1. bom dia gostaria d mudar a cilindrada da minha moto d 150cc para 200cc,no documento tudo legalizado e possivel,se for oq preciso fazer,abraço

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *