Aulas de Direção Noturna

Emissão de CNH – Aulas noturnas

Muitos jovens e adultos sonham com o dia em que terão em mãos a carteira de habilitação, e consequentemente, o direito de dirigir. Para isso, o candidato deve obter pontos suficientes nas provas de teoria e prática que realizar. Em fevereiro de 2010, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma lei que torna obrigatória a execução de aulas noturnas, além das diurnas, para a retirada da Carteira Nacional de Trânsito. A nova regra vale tanto para motocicletas quanto para automóveis.

Na época em que a lei foi criada, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deveria decidir quantas aulas noturnas os aspirantes a motoristas precisavam realizar e comprovar. Foi decidido que 20 aulas deveriam ser comprovadas, e entre elas, quatro deveriam ser noturnas. A regra foi criada para ajudar na melhoraria da formação de condutores, e assim diminuir acidentes de trânsito.

Há quem acredite que as aulas noturnas quase não ajudam na prevenção de acidentes, pois a maioria deles acontece por causa de condutores embriagados, drogadas ou imprudentes.

Por outro lado, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apoiou a nova lei, pois quando os motoristas conseguem sua primeira carteira de habilitação, não tem nenhuma ideia de como devem proceder à noite na direção. Esta é a opinião do diretor Dirceu Rodrigues Alves Junior. Segundo a instituição, cerca de 40% dos acidentes em São Paulo ocorrem à noite.

Apesar de ter surgido a para ajudar, a lei que prevê aulas noturnas obrigatórias precisou ter a quantidade de aulas reduzidas, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito. Antes, entre as 20 aulas obrigatórias, quatro deveriam ser feitas à noite, mas esse número foi reduzido para uma aula noturna somente, de 50 minutos.

Entre as reclamações em manter as aulas noturnas, estão os perigos de trabalhar entre 19h e 23h, a dificuldade para contratar instrutores e obtenção de mais veículos.

O dono da Auto Moto Escola Bela Vista teve de fechar uma filial por ter sofrido dois assaltos seguidos. Quando os instrutores saiam para as aulas, ele ficava sozinho. O prejuízo ficou em torno de R$ 4.000.

Para a proprietária de uma Autoescola em Santo André, Elisabeth Maltempe, as aulas de direção noturna não oferecem benefício ao aluno, pois devido ao horário se pico, o maior tempo é passado no trânsito do que em aula. Quando chegam ao local, já é hora de voltar. Para ela, a falta de instrução à noite não é problema, pois na maioria das vezes, a causa dos acidentes é a bebida.

8 Comentários em “Aulas de Direção Noturna

  1. As aulas noturnas só são boas para os donos de auto escolas que ganham mais. Para os instrutores só serve para que fiquem mais casados r estressados. Aulas noturnas seriam perfeitas no simulador. OK

  2. eu sou instrutor , as aulas a noite , não serve de nada,sair com aluno para fazer uma baliza e volta para auto escola , todo dia entra cedo e sai tarde da auto escola, fora o stress , por isso muitos instrutores , não quer fica mais na área , eu queria fazer faculdade, mas como, não da…

  3. sou instrutor em fortaleza. concordo com o fim urgente das aulas noturnas. nos sabemos qual o real problema do transito e não é falta de instrução. os órgãos de transito dão uma de que sabem resolver o problema do transito. mas na real só querem é ganhar o dinheiro dos motoristas recém aprovados. aula noturna não serve pra nada no transito. se eles querem resolver o problema do transito, peça a opinião dos instrutores e não de gente que não sabe nada de transito.

  4. aulas noturnas
    Esses políticos que defendem a permanência da Lei 12.217/2010, do Ex-Deputado Celso Russomano de S. Paulo, a qual trata das aulas de direção noturnas, já tivemos vários companheiros que sofreram assaltos colocando suas vidas e de seus alunos em risco, da mesma forma a vida das funcionárias na administração das empresa também é desprezada, pois é necessário que seja mantida aberta ao público enquanto houver aulas noturnas, até quando continuarão a defender certos absurdos, não temos segurança que nos dê condições para ministrarmos aulas noturnas na maioria dos estados e municípios, os políticos que defendem esta Lei deveriam passar uma temporada acompanhando as aulas noturnas. Da mesma forma convocamos e falo em nome de todas as representatividades dos estados e municípios brasileiros, “convocamos” todos os Instrutores de Trânsito para dizerem não a todos os políticos que defendem o PL 638/2011 do Deputado Décio – PT SC que tem como Relatora a Deputada Gorete – PR Ceará, que já deu parecer favorável a aprovação, eles querem derrubar a obrigatoriedade da Categoria D na habilitação dos Instrutores de Trânsito, entendem que o profissional deve ser habilitado a ministrar aulas nas categorias que possuem, um absurdo, só podemos dar o que temos, ou ensinar o que sabemos, várias vidas já se foram, vários acidentes já ocorreram e dentre essas situações, muitos provocados por desconhecimentos de quem dirige, é preciso saber se colocar corretamente nas proximidades de uma carreta, um ônibus ou um caminhão, se o Instrutor de Trânsito não tem este conhecimento, como ele ensinará? Atenção profissionais, vamos fazer campanha contra essas pessoas que tentam derrubar uma Lei tão importante na segurança de nossas vias.

  5. pelo amor de Deussssssss vamos acabar com essas aulas noturnas se nao nao vai sobrar nenhum instrutor vivo mais no pais para ensinar os brasileiros a dirigirrrrrrrrrrrrrrr………. certo seu CELSO RUSSOMANO ou senhor MAURICIO JANUZZI……ou seja lá quem for…..

  6. Sou instrutor de aulas praticas A e B…opinião minha, as noturnas realmente não tem sido proveitosas tanto pra aluno quanto pra instrutores..Alem de tudo que foi postado aqui anteriormente todos sabem que a nossa carga horaria aumentou vergonhosamente e que não seria possível a implantação de um segundo turno pois nos casos em que o instrutor recebe por aula dada seu salario cairia praticamente pela metade.
    Acho que a lei deveria ser reanalisada. Problemas como, segurança, carga horaria e a real necessidade, deveriam ser observadas.

  7. Bem eu acho que aula noturna n tem aproveito nenhum pq, pelo menos as minhas quando cheguei no local so consegui fazer uma baliza ,pegamos transito e fora a fila de carro p/ fazer baliza…. poderia ter sido mais aproveitada as aulas ….Se n fosse noturna.

  8. As aulas no noturno dificultou muito: as Autos Escolas, Instrutores e alunos.
    Os estudante precisa faltar aulas na escola, os Instrutores não tem como fazer algum curso a noite e as Auto Escolas estão com essa dificuldade, não tem como contratar mais funcionários para um segundo turno, por que a demanda está fraca, acaba pesando para o Instrutor.
    As aulas no turno não está ajudando, para e analisa, por que acontesse acidente. Falta de responsabilidade é imprudência mesmo.
    ninguém sai motorista com 20 aulas precisa praticar mais no dia a dia, o nosso transito no Brasil está uma locura, cadê a cidadania, ser cidadão ter direitos e deveres, saber até a onde chegar respeitar um ao outro.
    Porque os acidentes são mais a noite? de dia trabalham e a noite uma boa parte fazem festa, a probabilidade de acontecer acidente é bem maior, por isso na minha opinião não está ajudando.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *