Curso Motoboy Detran MG

Detran MG Curso de Motoboy

O curso de motoboy a partir de fevereiro do ano de 2013 será obrigatório aos motoboys, para a regulamentação da profissão. A norma que regulamentava a medida determinava como prazo final para a regulamentação o mês de agosto de 2012, mas devido a pouca procura dos motoboys pelos cursos de motoboy, acabo sendo adiada a medida para o próximo ano.

A medida é obrigatória para todo o Brasil, inclusive para Minas Gerais. Apesar do cotidiano corrido, o motoboy terá que tirar um tempinho do seu dia para fazer o curso prático de motoboy que é de 30 horas de aulas práticas e também teóricas.

Por conta do tempo gasto e também da falta de conhecimento sobre, apenas 2% dos motoboys tem feito curso obrigatório até o momento. Entre as exigências estão: realizar o curso de capacitação profissional, requerer a segunda via da carteira nacional de habilitação (CNH) com a observação de motofrentista; solicitar do departamento de transportes públicos municipais (DTP), no caso de Minas Gerais, no Departamento de trânsito de lá, ou no DETRAN MG, para a emissão do Condumoto (uma carteira profissional da categoria); adaptar a motocicleta às exigências do Conselho Nacional de Trânsito. As motos utilizadas no serviço de motofrentista são brancas, ter pelo menos oito anos de fabricação, a moto tem que ser na cor branca e contar com algum item de proteção. Somente com essas medidas, o motoboy poderá atuar como “motoboy profissional”.

No DETRAN são oferecidas algumas vagas do curso gratuito e outras são pagas, podendo custar o curso de R$ 60 (se o motoboy tem registro em carteira do setor de motofrete) e R$ 160 (para motociclistas autônomos) estão escassas. A crítica dos motofrentista é o preço do curso que fica na maioria dos casos por conta do motoboy e, no caso do curso gratuito, Há vagas apenas para março de 2013, época da fiscalização da medida. Por isso, se precisa fazer, deve procurar o curso de motoboy no Detran MG o quanto antes.

4 Comentários em “Curso Motoboy Detran MG

  1. sou motoboy mais minha cnh so tem um ano e agora o sonho acabou… se alguem souber de algum jeito de faser esse curso nessas condiçoes me ajudem por favor

  2. Eu sou motoboy aqui em Três Pontas, sul de minas onde posso fazer o curso para motoboy por aqui pois ja ptrocurei em Varginha e pelas cidades perto e não tem e se não tem o curso a partir de fevereiro vou ser autuado.

    obrigado
    Mauricio

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *