IPVA 2016 MG – Valor, Consulta, Tabela

IPVA MG 2016 Tabela

Tem veículo novo ou usado e precisa legalizá-lo? Já está preocupado com o pagamento do IPVA 2016? Saiba mais sobre este imposto obrigatório e seus valores, como consulta-lo e a tabela de pagamento do IPVA MG 2016.

ipva-detran-mg

O Imposto sobre Propriedade de veículos automotores (IPVA2016) é um imposto que incide sobre propriedade de veículos e este é um imposto estadual cabendo ao Estado em questão (onde for gerado) a competência para instituí-lo quanto ao valor e outros detalhes.

No caso de Minas Gerais, assim como outros estados o órgão responsável por fiscalizar os veículos automotores e o trânsito é o DETRAN MG e quanto ao IPVA este é um imposto obrigatório pago todo início de ano, ou assim que adquire um veículo.  Este define que o veículo está legalizado, ou seja, pode circular normalmente nas vias públicas,

Quanto ao valor do IPVA MG 2016 segue mais ou menos uma alíquota determinada por cada estado que é definido como valor de referência é o valor venal do veículo é uma estimativa que o Poder Público faz para determinados bens. Este valor definido tem como finalidade servir de base de cálculo para certos impostos, como IPVA. No caso cada vez que o veículo fica mais velho, menor é o valor do imposto e inversamente o mesmo acontece com veículos mais novos.

No caso de tendo veículo em Minas Gerais é possível consultar o IPVA MG 2016 pela internet por isto vá ao site IPVA FAZENDA MG (ver em http://ipva.fazenda.mg.gov.br/ipva/pesquisa_renavam.jsp), informe o número do RENAVAM do veículo que consta no documento de registro sem os pontos ou hifens e consulte o ano que deseja ver. Preencha todos os dados e clique no botão consultar e que é possível consultar seu documento de IPVA, com valor e também data de pagamento, se este estiver em aberto o pagamento. Este sistema super prático o que facilita a vida do cidadão que não precisa ir a um DETRAN para ter acesso a estas informações.

Quanto à tabela de pagamento do IPVA MG 2016 a data é definida pelo final da placa de seu veículo e de ano pra ano há pouca variação quanto ao período de pagamento. Por exemplo, final de plana 1, se for pagar a cota de forma única (à vista) o vencimento da conta é para o dia 14 de janeiro; se parcelado, começa-se a pagar em janeiro até março; placa final 2, o vencimento é dia 15 de janeiro e parcelado em mais duas parcelas; placa final 3, vencimento dia 16 de janeiro; placa final 4, vencimento dia 17 de janeiro; placa final 5, vencimento dia 18 e assim por diante, podendo ser consultada no site do Detran MG.

3 Comentários em “IPVA 2016 MG – Valor, Consulta, Tabela


  1. Como posso pagar meu IPVA
    Eu costumo imprimir um boleto e pague no BB
    Mas agora não consigo mais

  2. BOA NOITE COMPREI UMA MOTO EM SAO JOAO DEL REI E UM CARRO E COMO NÃO TRANSFERI PARA O ESTADO ONDE MORO ATUALMEMTE COMO FAÇO PARA PAGAR O IPVA. DESDE JA AGRADEÇO

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *