Mudança de Categoria CNH B C D E – Preço

Mudar Categoria da CNH

Você está tirando carteira de habilitação e tem curiosidade em saber mais sobre as categorias da carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Conheça cada uma delas e como fazer para
mudar de categoria de B para C D ou E e saiba o preço para mudar de categoria de CNH.

mudanca-categoria-cnh

Existem cinco tipos de categoria de Carteira Nacional Habilitação (CNH) para motoristas e motociclistas e cada categoria tem como diferencial uma da outra o nível de dificuldade e responsabilidade exigida para cada tipo de veículo.

A categoria A é para os veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral e quando tem carro lateral é chamado de “side car”; já na categoria B são os veículos motorizados que não sejam contemplados na categoria A e que não tenham mais de oito lugares, excluído o espaço do motorista e peso bruto total seja superior a 3,5 mil quilogramas. Já a categoria C condutora de veículo motorizado usado para transporte de carga, com peso bruto superior a 3.500 quilogramas; já a categoria D é para veículo motorizado usado para transporte de pessoas, com lotação superior a oito lugares além do motorista, corresponde aos ônibus e vans, são alguns exemplos deste tipo de veículo; e categoria E, uma combinação de veículos em que a unidade conduzida se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada ou rebocada tenha um peso de seis mil quilos ou mais; já no caso de lotação, nesta categoria seja superior a oito lugares ou ainda que se enquadre na categoria trailer.

Quando for retirar a carteira Nacional de habilitação (CNH) pela primeira vez somente é permitido ar retirado da carteira nas categorias A, B e AB e, no último caso, a pessoa pode participar de dois cursos preparatórios. No caso, da categoria B o condutor pode mudar a categoria para C e D; quem possui na categoria C, pode mudar a categoria para D ou E; e quem possui a CNH na categoria D pode mudar para a categoria E. Mas, para poder mudar, por exemplo, para as categorias C, D ou E o condutor deve estar a pelo mens um ano na categoria anterior exigida, por exemplo, se a pessoa quem mudar para a categoria ser, precisa estar o pelo menos há um ano na categoria B. O preço para fazer a mudança de categoria de CNH varia bastante de acordo com a autoescola, basta pesquisar nas autoescolas de sua preferência.

Para fazer a mudança de categoria o interessado deve procurar uma autoescola ou uma unidade do DETRAN mais próxima e, no caso de mudança de categoria só pode pedir quem já tem carteira nacional de Habilitação há mais de um ano. Por isso, consulte o DETRAN para saber quais documentos e procedimentos necessários exigidos.

1 Comentário em “Mudança de Categoria CNH B C D E – Preço

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *