Placa Preta DETRAN – Como conseguir

Como colocar placa preta em carro no Detran

Você sabe o que corresponde
uma placa preta para o nosso Departamento de Trânsito?  No Brasil há várias categorias de emplacamento de veículos determinado pelo código de trânsito e dentre estas categorias está à placa preta, que é a de “colecionador”, cujas placas recebem modelos e medidas normais, só a cor que tem um diferencial em relação às demais placas mais comuns. Confira a seguir o que é preciso para conseguir placa preta no Detran.

placa-preta-detran-como-conseguir

A
placa preta identifica o veículo que é de colecionador conforme a Resolução do CONTRAN n° 56. Se tiver um veículo antigo e pretende regularizar a situação do mesmo, até mesmo se ele está em bom estado e quer circular com ele para eventos e mostras de veículos, a placa preta é ideal para você.

O veículo de placa preta ou de colecionador tem algumas vantagens como: dispensa da inspeção veicular, dispensa de uso de extintor de incêndio, livre trânsito em todo território nacional; dispensa uso de equipamentos obrigatórios homologados posteriormente à fabricação do veículo; classificação do veículo como “veículo de coleção” reconhecendo seu valor histórico. A diferença deste tipo de veículo como veículo de coleção é ser veículo que tem valor histórico com sua própria existência.

Mesmo regulamentado este tipo de veículo por mais perfeito estado que esteja e tenha sido bem restaurado ele não tem a mesma situação que os veículos de circulação, pois nem sempre reunirá todas as condições de segurança dos veículos atuais, pois estes eram fabricados com outro tipo de norma de segurança que nem sempre eram seguras.

Para obter a placa preta no Detran não precisa estar inscrito em nenhum clube de colecionadores de carros antigos, mas é recomendado procurar um clube ou entidade e procurar junto à mesma quais são as exigências em ter uma placa preta no veículo. No caso se querer ser sócios de um clube de colecionadores de carros antigos, eles normalmente tem normas para os sócios, inclusive para verificar a originalidade do veículo. No caso de ser sócio de um clube são emitidos alguns documentos para o proprietário do veículo que são: o Certificado de Originalidade (em duas vias), duas vias de planilhas de avaliação e uma via da Identidade de veículos de coleção.

Entre as providencias necessárias para tirar a placa preta segundo Portaria n°56 do CONTRAN e a de n°127 o seu veículo vai precisar dos seguintes requisitos para conseguir a placa preta: ser proprietário do veículo com mais de 30 anos de fabricação; filiar-se ao clube de veículos antigo autorizado pelo DENATRAN, submeter o veículo a uma vistoria pela comissão técnica deste clube; assinar um termo de responsabilidade e conseguir uma vistoria em que consiga pontuação igual ou superior a 80% nos quesitos de originalidade. Depois o veículo está pronto para conseguir a placa preta no Detran.

3 Comentários em “Placa Preta DETRAN – Como conseguir

  1. Comprei uma BMW 325 preta ano 2014 e gostaria de colocar a chapa preta para combinar. É possível?

    1. Claro q é possível, daqui a 30 anos em 2044!!! Huahuahuahua
      Presta atenção, Zé! A placa preta é para veículos ANTIGOS, com mais de 30 anos e no mínimo 80% de originalidade… para combinar com a placa, compre uma BMW (q m@#%!) cinza!

  2. Gostaria de saber ( deixar o carro c ligas da multa e faróis
    Diferenciado)de quantos ponto e como eu faço
    P regularizar ou deixa legalizado na forma sport meu carro
    . Pra não me darem multas, outra vezes

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *