Transferência de Veículos RJ – Como fazer, Documentos, Valor

Como fazer Transferência de Veículos Detran RJ

A Transferência de Veículos RJ de sua propriedade deverá ser realizada em um centro de Registro de Veículos Automotores, ou seja o chamado CRVA, em um prazo estipulado de no máximo 30 dias da data de aquisição do veículo em seu município de existência, caso isto não seja realizado desta forma o proprietário e no nome de quem estiver a nota deverão receber multa caso o procedimento não seja realizado durante este prazo. Como dica procure logo que adquirir um veículo usado, já realizar como primeiro passo esta troca de titularidade, veja a seguir como fazer a transferência de veículos no Detran do Rio de Janeiro.

transferencia-de-veiculos-detran-rj

Para realizar a transferência de carros e motos é necessário alguns documentos, você precisará da seguinte relação a seguir:

Cópias de todos seus documentos pessoais, CPF, RG, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículos o CRV do proprietário anterior que deverá estar preenchido com o nome do novo comprador com o preço de venda e também a firma reconhecida por autenticidade.

Além do certificado de registro e licenciamento de veículo o CRLV e os comprovantes de quitação de pagamento do IPVA, licenciamento e multas todos que deverão ser fornecidos em mãos do ex proprietário, junto de tudo isto é necessário que o ex proprietário também lhe conceda o chassi do veículo.

O usuário deverá realizar o pagamento de uma taxa com o valor em torno de R$ 100,00 que depende do veículo que você tiver e a sua respectiva situação.

Confira também: Detran RJ Vistoria

Devem ser seguidas algumas recomendações do Detran RJ como por exemplo, o vendedor deverá ficar com uma cópia autenticada do documento de transferência, o chamado CRV e realizar a chamada Comunicação de Venda em um CRVA para o Detran, logo que for efetivado o negócio. Vale lembrar que o prazo para que isto ocorra deverá ser em 30 dias e desta forma o vendedor não será de forma alguma lesado por multas do novo proprietário.

O comprador deverá antes de adquirir o veículo o submeter a uma vistoria prévia em qualquer CRVA para que se assegure de que tanto a numeração do motor como a do chassi não foram alteradas.

13 Comentários em “Transferência de Veículos RJ – Como fazer, Documentos, Valor

  1. Perdi os documentos do meu carro, como faço para tirar 2a via do mesmo???
    Obrigado.
    Carlos.

  2. Eu gostaria de saber o que tenho que fazer para emitir novo documento sem a alienação financeira, pois o financiamento já foi inteiramente quitado.

  3. Tenho que fazer a transferência de propriedade de um veículo do ES para RJ, porem somente no mês de maio/14 vão enviar a guia de pagamento do IPVA/14 (via correio) para o endereço cadastrado, sendo que o recibo já está preenchido, datado e com a firma reconhecida. Mediante ao exposto solicito uma orientação de como proceder com a transferência de propriedade. Desde já grato pela colaboração

  4. Bom Dia, tenho um Citroen 95 que está parado a mais de 6 anos aguardando peças para funcionar,
    uma pessoa, mecânico, mostrou interesse em comprar o carro no estado em que está,
    acertamos que ele ficaria responsável pelas multas e IPVAs que ainda não foram pagos,
    achei o documento de licenciamento mas o recibo de compra e venda não,
    o carro não anda,
    como faço para passar o carro e todas as responsabilidades para ele?

  5. como fazer a trnsferencia do veiculo onde o propietario faleceu,quais os documentos necessario
    para a viuva ou filha,são os mesmos?

  6. eu quero saber como faço para agendar minha vistoria pois não estou conseguindo

  7. Eu gostaria de saber quanto é a taxa de baixa alienaçao no detran .Pois eu solicitei a financeira e fui comunicada pelo detran que pago um valor. aguardo resposta.

  8. recebi um veiculo como pagamento de uma divida mas a divida era apenas de 50% do valor do veiculo no qual tive de resarcilo nos outros 50% do valor , valor este que eu financiei em 36 meses pelo itau lisen. Apos 8 meses resolvi quitalo para dispor de um caminhão . Recebi a ceguinte noticia que o recibo de compra e venda do do veiculo teria estraviado durante a 1ª transferencia do antigo proprietario para o banco itau, ou seja o veiculo continua no nome do antigo proprietario e agora que eu ja quitei o carro ele não esta no meu nome e o antigo proprietario dise que não pode assinar outro recibo pos ele já assinou para o banco. O que eu devo fazer, tendo em vista que isto já se arrasta por 5 anos. alguem pode me indicar um despachante serio?

  9. Carro comprado em outro estado e que está em processo de restauração, o que preciso para transferir para o Rio ? Já estou com o certificado de compra e venda preenchido e autenticado.

  10. Boa tarde, gostaria de saber como devo proceder para tirar o DUT(Documento Único de Transferência) para que possa financiar o carro pelo Banco, pois estou solicitando a um vendedor de carros e ele também desconhece o documento.

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *